Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos na Hidráulica Potenza
Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos disponíveis na Hidráulica Potenza!

Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos disponíveis na Hidráulica Potenza!

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram
WhatsApp
- 07/02/2023

Em uma obra, o uso de tubos e conexões de cobre são essenciais, e contar com a melhor qualidade é muito importante para garantir um bom funcionamento da parte hidráulica. 

Pensando nisso, a loja on-line, Potenza Shop, possui uma variedade de materiais hidráulicos para você aproveitar e investir na melhor qualidade. E, para ajudá-los na escolha da peça ideal, preparamos um conteúdo completo com os tipos de tubos e conexões presentes em nosso catálogo.

Por que utilizar tubos e conexões de cobre?

O tubo de cobre é muito utilizado em diversas áreas, principalmente na parte hidráulica da construção civil. Isso porque esse material é resistente, fácil de manusear e de soldar, além de poder ser reciclado.

Entre as principais características dos tubos e conexões de cobre estão a alta condutividade elétrica e térmica, grande durabilidade contra corrosão, boa resistência química e mecânica, baixa tendência à incrustação de materiais e uma longa vida útil.

Por isso, esses materiais são muito utilizados para instalações de água fria, quente, gás, ar condicionado, sistemas de incêndio e até mesmo energia solar.

Quais as classes dos tubos de cobre?

Os tubos hidráulicos de cobre possuem diferentes classes, e cada uma é indicada para um tipo de instalação. Por isso, na hora de escolher, é importante ter em mente qual será realizada, para escolher a classe correta. São elas:

  1. Classe E

Os tubos da classe E, também conhecida como leve, possuem a cor verde e são indicados para a instalação de água fria, água quente e sistemas para o combate de incêndio por hidrantes e sprinklers. Devem ser utilizados em operações de baixa e média pressão.

  1. Classe A

A classe A ou média, conta com a cor amarela, recomendada para as mesmas aplicações da classe E, abrangendo também instalações de gases combustíveis e medicinais. Os tubos da classe A devem ser utilizados para baixa e média pressão, em que a espessura da parede seja maior ou igual a 0,80mm.

  1. Classe I

O uso dos tubos da classe I, também chamada de pesada, tem a cor azul e atende todas as práticas da classe A, bem como instalações industriais de alta pressão e vapor. 

Devem ser usados para a construção de redes de média pressão, em que as instalações que necessitam de maior resistência mecânica, cuja espessura da parede seja maior ou igual a 1,0mm.

Tipos de conexões de cobre que você encontra na Hidráulica Potenza

Existe uma variedade de peças para conexões hidráulicas, de diferentes formatos e funções. E na hora de realizar a parte hidráulica da obra, é importante diferenciar cada uma delas.

A Hidráulica Potenza disponibiliza diversos tipos de conexões hidráulicas de cobre, como:

  1. Conexões azuis Elumaplast®

Feitas em bronze, possuem a ponta azul e permitem conexões com tubos Hidrolar Eluma e de PVC Soldáveis, atendendo a todas as classes. Podem ser utilizadas para a instalação de chuveiros elétricos, torneiras, registros, entre outros.

  1. Conexões flangeadas

Essas conexões são feitas por meio do acoplamento que se dá pelo sistema de flangeamento do tubo, evitando que não haja vazão em sistemas hidráulicos. São aplicadas em instalações de água quente, fria, gás e ar comprimido.

  1. Conexões rosca x rosca

Esse tipo de conexões de cobre possuem diferentes formatos, e contam com uma rosca em cada extremidade, permitindo interligações de materiais, torneiras e chuveiros. 

  1. Conexões sem anel NPT

Esses conectores possuem as extremidades lisas, sem rosca. Por esse motivo, elas são muito utilizadas para fazer conexões desmontáveis. Para fazer conexões sem anel, é necessário o uso da soldagem capilar, que permite a fixação da peça em outro material.

  1. Conexões soldáveis com anel

As conexões soldáveis com anel possuem as mesmas características dos conectores sem solda. Porém, com a vantagem de conter um anel interno, localizado na metade do comprimento da bolsa de conexão, com 97% de estanho e 3% de cobre, a quantidade correta para uma soldagem adequada.

Invista em qualidade para sua obra com a Hidráulica Potenza!

Na Hidráulica Potenza você encontra tubos e conexões de cobre de altíssima qualidade para evitar problemas em sua obra! Afinal, trabalhamos com os melhores produtos e marcas líderes do mercado. E mais, os produtos Eluma são entregues pela Hidráulica Potenza em todo o Brasil!

Confira as ofertas especiais em nossa loja on-line e conte com excelentes condições de pagamento, com parcelamento sem juros no cartão e entrega expressa.*

*Consulte condições!

Veja também

VER TUDO
Chuveiro que esquenta bem no inverno: 5 modelos imperdíveis na Hidráulica Potenza!
Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Os tubos de CPVC e PVC são dois tipos de materiais bastante utilizados em sistemas de encanamento. Afinal, ambos são leves,… Continuar lendo Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Você conhece a diferença entre registro de gaveta e de pressão? Esses materiais garantem funcionalidade específica para a rede hidráulica em… Continuar lendo Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos disponíveis na Hidráulica Potenza!
Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

À procura de diferentes tipos de tubos de esgoto e conexões que garantem o bom funcionamento da rede hidráulica da sua… Continuar lendo Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Quer saber como desentupir vaso sanitário? Então, confira as dicas que a Hidráulica Potenza separou e conheça técnicas infalíveis para apostar… Continuar lendo 5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

A cuba inox está entre as principais tendências na cozinha. Afinal, são diversos motivos que levam leigos e profissionais de decoração… Continuar lendo Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro? Confira as dicas e solucione o seu problema o mais rápido possível
Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como garantir água quente em casa

Está à procura de instalação hidráulica de água quente? Então, veio ao lugar certo! Neste artigo, separamos os métodos e equipamentos… Continuar lendo Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

É incrível ter um banheiro no quarto só para você, não é verdade? Tudo fica mais cômodo, prático, além de garantir… Continuar lendo Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Icone Telefone (11) 3636-8888 Icone WhatsApp (11) 99974-8261 Icone Orçamento Potenza Solicite um
orçamento
Icone Mapa Encontre
a Potenza