Tipos de tubos e conexões: conheça os principais na Potenza
Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram
WhatsApp
- 08/06/2023

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para a sua obra, preparamos um guia completo sobre esses produtos!

Afinal, ninguém entende melhor de tubos e conexões do que a Hidráulica Potenza! Líder no mercado há mais de 40 anos, somos um dos grupos mais renomados, especializados em comercialização de produtos hidráulicos prediais, industriais, infraestrutura e contra incêndio no Brasil.

Então, conte com a gente e invista em tubos e conexões hidráulicas ideais para o sistema de abastecimento de distribuição da sua obra. Continue lendo e confira!

O que são tubos e conexões de água?

Os tubos e conexões de água são componentes utilizados em sistemas de abastecimento e distribuição. E, portanto, são responsáveis por fornecer água potável para residências, edifícios comerciais, industriais e outras estruturas.

Os tubos são os condutos por onde a água flui, enquanto as conexões são os elementos que unem a tubulação, permitindo a passagem da água de um ponto para outro, formando a rede de distribuição.

Tipos de tubos e conexões | O que são tubos e conexões de água? | Blog Hidráulica Potenza

Além disso, podem ser produzidos de diversos materiais, como PVC, CPVC, PEX, cobre, aço galvanizado e polietileno. Cada material possui suas próprias características, vantagens e desvantagens, sendo escolhido com base nas necessidades específicas do sistema de água, como pressão, temperatura, durabilidade, custo e demais fatores.

Como são instalados os tubos e conexões?

Em geral, esses componentes são instalados conforme o projeto hidráulico, que define a disposição dos tubos e conexões para garantir o abastecimento adequado de água em todos os pontos de uso, como torneiras e chuveiros.

As conexões podem ser de diferentes tipos, como junções, curvas, cotovelos, T’s, reduções, flanges, adaptadores e uniões, selecionadas com base na configuração necessária para o sistema e no tipo de tubo utilizado.

Mas, lembre-se de que é importante seguir as normas e regulamentos específicos de encanamento para garantir a segurança, durabilidade e o bom funcionamento do sistema de água.

Além disso, é recomendado contar com profissionais qualificados para a instalação e manutenção dos tubos e conexões de água, a fim de evitar vazamentos, danos e problemas no fornecimento.

Quais são e como escolher os tipos de tubos e conexões de água?

Existem vários tipos de tubos e conexões disponíveis para sistemas de água, cada um com suas próprias características e usos específicos. Assim, entre os mais comuns estão:

1. Tubos de PVC (Policloreto de Vinila)

Os tubos e conexões em PVC são leves, duráveis ​​e fáceis de instalar. Dessa forma, é uma escolha bastante popular para sistemas de água fria, adequado para uso em pressões baixas ou moderadas.

Por isso, verifique a classificação de pressão indicada no tubo para garantir que seja eficaz na sua aplicação.

2. Tubos de CPVC (Cloreto de Polivinila Clorado)

Semelhantes aos tubos de PVC, mas mais adequados para água quente, os tubos e conexões CPVC são capazes de suportar temperaturas elevadas, com alta resistências a corrosão. Além disso, certifique-se sobre a classificação para atender a temperatura e pressão necessária.

3. Tubos de PEX (Polietileno Reticulado)

Assim como os tubos e conexões para ar comprimido, eles são flexíveis e fáceis de instalar, o que os torna uma escolha popular para remodelações e instalações residenciais.

Ademais, os tubos PEX são resistentes à corrosão e podem ser usados ​​tanto para água quente quanto fria. Mas, considere se é aprovado para o uso pretendido e siga as orientações adequadas para conexões.

4. Tubos de cobre

Duráveis ​​e resistentes a altas temperaturas, os tubos e conexões de cobre são materiais frequentemente utilizados em sistemas de água potável, que pode durar décadas. Além disso, exige habilidades de soldagem para instalação com excelente custo-benefício.

5. Tubos de aço galvanizado

Bastante resistentes e adequados para uso em aplicações externas e industriais, os tubos e conexões de aço galvanizado asseguram alta resistência à corrosão, durabilidade, facilidade de instalação e qualidade mecânica.

O que considerar ao escolher tipos de tubos e conexões de água?

Ao comprar tubos e conexões de água para sistemas de abastecimento é preciso considerar alguns fatores importantes, como:

Pressão e temperatura

Verifique se o material escolhido é adequado para a pressão e temperatura esperadas do sistema de água. Afinal, isso é geralmente indicado nas especificações técnicas do produto pelo próprio fabricante.

Compatibilidade

Atente-se se os tipos de tubos e conexões escolhidos são compatíveis com outros componentes do sistema, como válvulas e conexões. Afinal, alguns materiais podem reagir quimicamente entre si, resultando em vazamentos ou falhas.

Normas e regulamentações locais

Também é importante considerar se os materiais escolhidos atendem às normas e regulamentos locais de encanamento. Isso porque, a avaliação garantirá a conformidade com os requisitos de segurança e qualidade adequados para a sua obra.

Orçamento disponível

Considere o custo dos materiais e compare-os com o seu orçamento disponível. Isso, pois, alguns materiais podem ser mais caros do que outros, mas também oferecem benefícios adicionais, como maior durabilidade ou facilidade de instalação.

Habilidades de instalação

Busque sempre considerar as próprias habilidades e conhecimentos em relação à instalação dos diferentes tipos de tubos e conexões. Alguns materiais podem exigir técnicas específicas de leitura de plantas e desenhos, corte e dimensionamento dos tubos, soldagem, teste de pressão e mais.

Quais são os tubos e conexões para combate ao incêndio?

Além dos tipos dos materiais para distribuição de água, é importante estar atento aos modelos de tubos e conexões para combate ao incêndio. Isso, pois existem itens específicos projetados para sistemas de combate a chamas em obras industriais.

Em geral, são projetados para fornecer água pressurizada para apagar incêndios e proteger vidas e propriedades. Assim, alguns exemplos de tubos e conexões para rede de incêndio incluem:

  • Aço galvanizado;
  • Aço carbono;
  • Aço inoxidável;
  • CPVC.

Mas, é importante destacar que deve-se observar os requisitos específicos para tubos e conexões de combate a incêndio que podem variar segundo as regulamentações locais e os padrões de segurança.

Portanto, o ideal é consultar as normas e regulamentações relevantes para garantir a conformidade adequada do sistema de combate a incêndio. Além disso, é aconselhável envolver um profissional qualificado para o projeto e instalação do sistema, visando assegurar máxima a segurança e eficácia.

Encontre diferentes tipos de tubos e conexões na Hidráulica Potenza!

Agora que você já conhece os principais tipos de tubos e conexões, navegue por nossa loja on-line e encontre os melhores produtos para uma aplicação mais segura e eficiente.

Além disso, aproveite para investir em materiais hidráulicos fabricados com a excelência de marcas líderes no mercado. Confira as ofertas especiais em tubos e conexões para esgoto e conte com ótimas condições de pagamento, com parcelamento sem juros no cartão e entrega expressa.

Veja também

VER TUDO
Chuveiro que esquenta bem no inverno: 5 modelos imperdíveis na Hidráulica Potenza!
Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Os tubos de CPVC e PVC são dois tipos de materiais bastante utilizados em sistemas de encanamento. Afinal, ambos são leves,… Continuar lendo Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Você conhece a diferença entre registro de gaveta e de pressão? Esses materiais garantem funcionalidade específica para a rede hidráulica em… Continuar lendo Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos disponíveis na Hidráulica Potenza!
Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

À procura de diferentes tipos de tubos de esgoto e conexões que garantem o bom funcionamento da rede hidráulica da sua… Continuar lendo Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Quer saber como desentupir vaso sanitário? Então, confira as dicas que a Hidráulica Potenza separou e conheça técnicas infalíveis para apostar… Continuar lendo 5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

A cuba inox está entre as principais tendências na cozinha. Afinal, são diversos motivos que levam leigos e profissionais de decoração… Continuar lendo Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro? Confira as dicas e solucione o seu problema o mais rápido possível
Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como garantir água quente em casa

Está à procura de instalação hidráulica de água quente? Então, veio ao lugar certo! Neste artigo, separamos os métodos e equipamentos… Continuar lendo Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

É incrível ter um banheiro no quarto só para você, não é verdade? Tudo fica mais cômodo, prático, além de garantir… Continuar lendo Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Icone Telefone (11) 3636-8888 Icone WhatsApp (11) 99974-8261 Icone Orçamento Potenza Solicite um
orçamento
Icone Mapa Encontre
a Potenza