Entenda a diferença entre CPVC e PVC na Hidráulica Potenza
Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Follow by Email
Facebook
LinkedIn
Instagram
WhatsApp
- 11/04/2023

Os tubos de CPVC e PVC são dois tipos de materiais bastante utilizados em sistemas de encanamento. Afinal, ambos são leves, resistentes e fáceis de instalar. No entanto, apresentam algumas diferenças importantes.

E, para explicar melhor as características que os diferem, a Hidráulica Potenza preparou um artigo completo sobre o tema. Continue lendo e descubra as principais diferenças entre PVC e CPVC!

O que é PVC?

PVC, significa Policloreto de Vinila, e é um polímero termoplástico muito utilizado na fabricação de produtos diversos. Tais como tubos, perfis, placas e filmes.

É produzido a partir da polimerização do monômero de cloro de vinila. Ou seja, um composto derivado do petróleo. O material é resistente, leve, de baixo custo e com boas propriedades elétricas e mecânicas.

Ainda, o tubo PVC pode ser encontrado em diferentes formas, como:

  • PVC rígido: usado em tubos e conexões para transporte de água e esgoto;
  • PVC flexível: utilizada em revestimentos de cabos elétricos, mangueiras e cortinas de PVC para proteção de ambientes;
  • PVC expandido: plástico com excelente acabamento superficial, sendo bastante indicado para a comunicação visual e indústria de móveis. Está presente em fachadas, letreiros, laminação fotográfica, placas, displays e forros.

O que é CPVC?

CPVC, significa Policloreto de Vinila Clorado. Ou seja, é um termoplástico derivado do PVC, após passar por um processo de cloração para torná-lo mais resistente a altas temperaturas e pressão.

Além disso, a adição de cloro ao PVC aumenta a resistência térmica e mecânica do material. Com isso, os tubos CPVC suportam temperaturas de até 93°C e pressão elevada.

Dessa forma, o tubo CPVC é amplamente utilizado em sistemas de encanamento industrial e comercial para transporte de água quente, vapor, produtos químicos e gases. Ele também é usado em aplicações residenciais, como em aquecedores de água, piscinas e sistemas de irrigação.

Ademais, os benefícios do Tubo CPVC também incluem a facilidade na instalação. Isso, pois, o material é mais leve, simplificando o transporte e a armazenagem (quando comparado aos tubos metálicos).

Para completar, a união entre os tubos e as conexões é feita por meio de soldagem a frio, com uso de adesivo específico para CPVC. Ou seja, além de agilizar e facilitar a instalação, proporciona melhor custo-benefício para a obra.

Qual a temperatura para CPVC?

Na Hidráulica Potenza, você encontra a linha Super CPVC Amanco Wavin. Esse sistema de tubos e conexões é produzido a partir do composto FlowGuard®. Por isso, resulta em um produto com resistência superior ao CPVC convencional.

Além disso, é ideal para a condução de água fria e quente, suportando temperatura máxima de 90 °C. Sua pressão de serviço é de 8,6 bar conduzindo água a 82°C e 30 bar conduzindo água a 20°C. Também apresenta alta durabilidade, com resistência a corrosão e toxicidade.

Qual a diferença de CPVC e PVC?

A principal diferença entre CPVC e PVC é a resistência a altas temperaturas e pressão. Isso, pois, o PVC é adequado para uso em temperaturas de até 60°C e pressões baixas a moderadamente. Já o CPVC pode suportar temperaturas altas, de até 93°C, e pressão elevada.

Essa diferença é resultado da adição de cloro ao PVC para produzir CPVC, tornando-o mais resistente às condições extremas. Então, em resumo, o PVC é adequado para aplicações em sistemas de água fria e esgoto.

Enquanto isso, o CPVC é utilizado em sistemas de água quente, como aquecedores e sistemas de vapor. Além de redes que transportam produtos químicos corrosivos.

Outra diferença importante é a resistência química. O CPVC é mais resistente a atraentes, bases e soluções salinas do que o PVC. Tornando-o, portanto, recomendado para aplicações em transporte de produtos químicos corrosivos.

Além disso, os dois materiais apresentam diferenças em relação à instalação e ao custo. O PVC é mais fácil de instalar do que o CPVC e, geralmente, apresenta preço baixo. Porém, o CPVC é mais resistente e resistente, o que pode levar a uma vida útil mais longa e menos necessidade de manutenção.

Encontre tubulação CPVC e PVC na Hidráulica Potenza!

Agora que você já sabe qual a diferença entre PVC e CPVC, navegue por nossa loja on-line e descubra também as tabelas de medidas de tubo CPVC para uma aplicação mais segura.

Além disso, aproveite para investir em materiais hidráulicos fabricados com a excelência de marcas líderes no mercado. Confira as ofertas especiais e conte com ótimas condições de pagamento em tubo CPVC vs PVC, com parcelamento sem juros no cartão e entrega expressa.*

*Consulte condições!

Veja também

VER TUDO
Chuveiro que esquenta bem no inverno: 5 modelos imperdíveis na Hidráulica Potenza!
Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Os tubos de CPVC e PVC são dois tipos de materiais bastante utilizados em sistemas de encanamento. Afinal, ambos são leves,… Continuar lendo Entenda as diferenças entre tubos de PVC e CPVC

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra? Veja na Hidráulica Potenza!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Você conhece a diferença entre registro de gaveta e de pressão? Esses materiais garantem funcionalidade específica para a rede hidráulica em… Continuar lendo Descubra a diferença entre registro de gaveta e de pressão!

Tubos e conexões de cobre: conheça os tipos disponíveis na Hidráulica Potenza!
Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

À procura de diferentes tipos de tubos de esgoto e conexões que garantem o bom funcionamento da rede hidráulica da sua… Continuar lendo Conheça os tipos de tubos de esgoto e conexões disponíveis na Hidráulica Potenza!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Quer saber como desentupir vaso sanitário? Então, confira as dicas que a Hidráulica Potenza separou e conheça técnicas infalíveis para apostar… Continuar lendo 5 dicas para você aprender como desentupir vaso sanitário!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

A cuba inox está entre as principais tendências na cozinha. Afinal, são diversos motivos que levam leigos e profissionais de decoração… Continuar lendo Descubra os benefícios da cuba inox para a sua cozinha!

Como tirar mau cheiro do ralo do banheiro? Confira as dicas e solucione o seu problema o mais rápido possível
Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como garantir água quente em casa

Está à procura de instalação hidráulica de água quente? Então, veio ao lugar certo! Neste artigo, separamos os métodos e equipamentos… Continuar lendo Saiba como garantir água quente em casa

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

É incrível ter um banheiro no quarto só para você, não é verdade? Tudo fica mais cômodo, prático, além de garantir… Continuar lendo Saiba como fazer um banheiro no quarto sem quebrar tudo

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Você conhece os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado? Para ajudá-lo a encontrar os materiais hidráulicos adequados para… Continuar lendo Quais são os melhores tipos de tubos e conexões de água para a sua obra?

Icone Telefone (11) 3636-8888 Icone WhatsApp (11) 99974-8261 Icone Orçamento Potenza Solicite um
orçamento
Icone Mapa Encontre
a Potenza